O primeiro caso de dengue em 2022 no Litoral Norte do Rio Grande do Sul foi confirmado em Tramandaí. O diagnóstico foi feito nesta semana. De acordo com a Vigilância em Saúde do município, a paciente de 71 anos, apresentou sintomas leves, como dores de cabeça, no corpo e febre.
O caso é considerado importado. A idosa que foi infectada pelo mosquito Aedes Aegypti chegou no fim de semana a Tramandaí para visitar familiares. Ela é moradora da Região Norte do Rio Grande do Sul, na cidade de Camargo, onde já existem outros casos confirmados.
Agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal da Saúde realizam a delimitação de uma área de 300 metros no entorno da casa onde o caso foi confirmado, no bairro Zona Nova. De acordo com o agente, Vitor Costa de Oliveira, as equipes estão visitando todo os imóveis na redondeza para identificar e eliminar possíveis focos de água parada.
Prevenção e denúncias
A Vigilância em Saúde de Tramandaí pede à população da cidade que auxilie de duas formas. A mais importante é eliminando todos os focos de água parada, que se tornam criadouros do Aedes Aegypti. A segunda é denunciando locais que possam facilitar a proliferação do inseto, como piscinas sem manutenção e terrenos baldios com possíveis focos.
Os contatos para denúncias são o e-mail vi.sanitariatramandai@gmail.com ou pelos telefones (51) 3684-9085 ou (51) 3684-6979.
Litoral Norte e RS
Segundo o painel de monitoramento das Arboviroses da Secretaria Estadual da Saúde, não há casos confirmados em outras cidades do Litoral Norte neste ano. O sistema aponta notificações de casos suspeitos em Torres, Santo Antônio da Patrulha e Três Cachoeiras.
Dos 23 municípios da região 14 são considerados infestados pelo mosquito Aedes Aegypti: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Cidreira, Imbé, Mostardas, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri- Lá.
Em todo o Rio Grande do Sul, 1.715 casos de dengue foram confirmados em 2022. Os dados incluem o período até 19 de março. Outros 3.584 estão em investigação.
Cuidados em casa
– Manter a caixa d´água e tampas de tonéis e barris bem fechados
– Trocar e lavar vasos de plantas aquáticas uma vez por semana
– Colocar o lixo em sacolas plásticas a manter a lixeira bem fechada
– Pneus devem ser guardados em locais cobertos
– Em ralos que não podem ser fechados, colocar tela para impedir a entrada do mosquito