
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre flexibilizou, nesta sexta-feira (11), o uso de máscaras. Em reunião conduzida pelo prefeito da capital, Sebastião Melo, a decisão tomada foi de que o uso de máscaras não será mais obrigatório em ambientes abertos.
O decreto municipal 21.413 foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) com os detalhes sobre a desobrigatoriedade. As máscaras seguem sendo obrigatórias em locais fechados.
Uma nova reunião será realizada na próxima sexta-feira, 18 de março, para avaliar o cenário epidemiológico e discutir novas flexibilizações.
Porto Alegre tem 85% da população vacinável (maiores de 5 anos) com esquema vacinal completo, além de apresentar queda nos índices de contaminação e internação hospitalar.
A Sociedade Gaúcha de Infectologia também defende a flexibilização do uso de máscaras relacionando a retirada da obrigatoriedade aos altos índices de vacinação no estado.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve redução de casos confirmados pela sexta semana epidemiológica consecutiva em Porto Alegre, com níveis equivalentes a abril de 2021 e setembro de 2020.
O secretário extraordinário de Enfrentamento ao Covid-19, Cesar Sulzbach, ressalta a importância da vacinação e o uso de máscaras, mesmo em locais ao ar livre, para pessoas não imunizadas e imunocomprometidas.
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Bonotto, declarou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras nos 497 municípios do RS, deixando que os municípios deliberem localmente diante de suas necessidades.