Capão da Canoa deve ter um novo hospital até 2025

Compartilhe

Terreno onde deve ser construído o novo hospital. Foto: Pitol.net

Uma unidade hospitalar de grande porte está em fase de estudo de viabilidade e avaliação de condições legais para ser construída em Capão da Canoa. A parceria entre a Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e a Incorporadora Pessi quer dobrar o número de leitos de atendimento SUS na cidade.

O projeto prevê a abertura de um hospital que seja referência em atendimento para todos os municípios do Litoral Norte. Nesta semana, um estudo foi apresentado para o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, e para o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Sarmento.

Reunião aconteceu para a apresentação do projeto ao Poder Executivo. Foto: Divulgação Incorporadora Pessi.

Por causa da pandemia, o número de pessoas morando na região aumentou e a infraestrutura está precisando se adaptar. “Nós já estávamos desenvolvendo um empreendimento médico ali e o hospital viu a necessidade de ampliar o atendimento. Então eles nos procuraram e perguntaram sobre essa possibilidade”, explica o presidente da Incorporadora Pessi, Alfredo Pessi Neto, em entrevista ao Litoral na Rede.

Veja o projeto

A AESC já mantém o Hospital Santa Luzia, que tem hoje 101 leitos disponíveis. A meta é que com a nova unidade, esse número chegue a 200 – serão 120 direcionados para pacientes do SUS e 80 para atendimentos privados e por convênio.

Apesar da ampliação, o objetivo é manter o caráter de média complexidade. A unidade hospitalar terá um Ambulatório de Especialidades, como oncologia e cardiologia, Hospital Dia com área para exames e aumento das salas do Centro Cirúrgico.

O Hospital Mãe de Deus Capão da Canoa será construído em uma área adquirida pela construtora na equina da Rua Dom Luiz Guanella, onde ficava a antiga garagem da Unesul. O terreno, de 6.700 metros de área total, é quase em frente ao Santa Luzia.

A área total do terreno da nova unidade hospitalar é de 6.700 metros.

No projeto, está prevista construção de um espaço para 500 vagas de estacionamento, que devem suprir as demandas de pacientes e funcionários, inclusive de outras instituições médicas do arredores. Um heliponto também deve ser instalado para aumentar a agilidade de transferências de pacientes por aeronaves.

Próximos passos

Para que o projeto seja desenvolvido, é necessário que o Plano Diretor seja flexibilizado na Câmara de vereadores de Capão da Canoa. Esse plano controla o desenvolvimento territorial da cidade, por isso, para permitir a construção do edifício o Poder Executivo precisa estar de acordo.

Caso seja aprovado, a previsão é de que o projeto esteja pronto em janeiro de 2022 e que as obras comecem no mês de julho. O prazo de entrega é para 2025. O Hospital Santa Luzia segue em operação normal até a entrega da nova unidade hospitalar. A partir disso, ele vai compor uma ala dedicada ao SUS.

“Nós somos uma incorporadora, então temos interesse pelo negócio em si. Mas esse projeto está dentro do nosso propósito de fazer algo especial pela saúde do litoral. Esse vai ser um legado gigante para a cidade e para a nossa empresa”, conta Alfredo Pessi Neto.

O Litoral na Rede também entrou em contato com a Associação Educadora São Carlos, que enviou uma nota sobre a reunião e disse que “A instituição esclarece que a fase é de estudo de viabilidade do projeto e avaliação de condições legais para a obra. Ressalta, ainda, que o funcionamento do Hospital Santa Luzia (HSL), também mantido pela AESC, em Capão da Canoa, mantém seu funcionamento normal”

Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.

Siga o Litoral na Rede no Instagram. 

Leia mais notícias do Litoral Norte.

Compartilhe

Postagens Relacionadas