O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) recebeu nesta quarta-feira (1º) a confirmação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, de mais 19 casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul. Com isto, o Estado contabiliza 87 casos confirmados da cepa de origem indiana, mais 148 prováveis delta aguardando confirmação, totalizando 235 amostras.
Os novos casos confirmados são de residentes de Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Caxias do Sul, Esteio, Viamão, Guaíba, Porto Alegre, Paraí e Santo Ângelo.
No dia 10 de agosto, foi confirmado o primeiro casa da delta no Litoral Norte. Trata-se de um idoso morador de Capão da Canoa, que faleceu em decorrência das complicações da Covid-19 no início do mês do mês passado.
A região tem outras amostras em análise, classificada como provável delta pelo Cevs. Os pacientes são de Cidreira. A informação foi confirmada ao Litoral na Rede pelo secretário de Saúde do município, João Eugênio Bertuzzi de Paula.
Casos de delta no RS
O Rio Grande do Sul é o único Estado brasileiro a realizar sequenciamento parcial na vigilância genômica para a identificação de prováveis “variantes de preocupação” (VOC, variants of concern na sigla em inglês), que são aquelas mutações genéticas que podem trazer alguma mudança no comportamento do vírus. Após essa primeira identificação, as amostras seguem para um sequenciamento genômico completo, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra.
Onde estão os casos confirmados: Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Esteio, Garibaldi, Gramado, Guaíba, Itaqui, Nova Bassano, Novo Hamburgo, Panambi, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão.
Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.