
O reforço de 10 novos leitos de terapia intensiva, abertos nesta semana, no Hospital de Tramandaí não foi suficiente para afastar o risco de colapso na rede hospitalar no Litoral Norte. Em três dias, oito já foram ocupados.
Na tarde deste domingo (28), a taxa de ocupação das UTIs da região estava em 95,8%. Isso significa que, de um total de 72 leitos, 69 estavam sendo usados. Havia apenas dois disponíveis no Hospital de Tramandaí e um, destinado para pacientes particulares e de convênios no Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa.
Os hospitais São Vicente de Paulo e Nossa Senhora dos Navegantes, de Torres, seguem operando com 100% da capacidade da UTI, segundo mapa de leitos da Secretaria Estadual da Saúde (SES), atualizado às 15h06.
Os números oficiais revelam ainda que é cada vez maior o número de pessoas com diagnóstico de Covid-19 que recebem tratamento intensivo na região. São 46 contaminadas pelo coronavírus e outros sete casos suspeitos, o que significa 77% dos pacientes hospitalizados em UTIs.
A maior ocupação por casos de Covid também impacta o uso de respiradores. A taxa de utilização dos equipamentos disponíveis atingiu 70,8%.
Nos últimos dias, também houve ampliação dos leitos clínicos destinados ao tratamento de casos suspeitos e confirmados de contaminação pelo coronavírus nos hospitais do Litoral Norte, mas a ocupação permanece acima de 100%. São 91 vagas e 115 pacientes internados, que representa 126,4%.