Entenda a iluminação nas câmeras de monitoramento em Tramandaí

Compartilhe

Iluminação azul da câmera indica que não há anormalidades nas imediações. Foto: Secretaria de Segurança Tramandaí

Parte das câmeras de monitoramento da área central de Tramandaí conta, desde esta quarta-feira (10), com uma iluminação em led colorida. Na maior parte do tempo, os equipamentos terão a luz azul, indicando se tratar de uma área segura. Mas em caso de alguma anormalidade nas proximidades, a cor vermelha indicará que há risco.

O secretário municipal de Segurança, Claudiomir da Silva Pedro, explicou ao Litoral na Rede, que as cores das luzes são controladas pela Guarda Municipal, na Central de Monitoramento da cidade.  “A luz vermelha é acionada para alertar a população, caso ocorra um roubo, um furto, ou um acidente, nas proximidades, por exemplo. E também serve para afastar os criminosos”, explicou o secretário.

Os equipamentos que contam com o novo sistema de alerta ficam localizados na Avenida Emancipação, nas esquinas com as avenidas da Igreja e Rubem Berta, e na Avenida Fernandes Bastos, nos cruzamentos com as ruas João Pessoa e 15 de Novembro, perto de agências bancárias. A quinta câmera com a iluminação está nas imediações do Módulo Esportivo, na entrada da cidade.

O lançamento do programa “Zona Segura” ocorreu na tarde desta quarta-feira na sede da Prefeitura.  O objetivo deste projeto é bem claro. Afastar os infratores e trazer a comunidade para os espaços públicos. Qualquer situação adversa será sinalizada, orientando a população e facilitando os serviços dos órgãos de segurança”, destacou o prefeito Luiz Carlos Gauto.

Além de Tramandaí, apenas Lajeado, no Vale do Taquari, conta com o programa Zona Segura no Rio Grande do Sul. O deputado estadual, Tenente Coronel Zucco, participou da solenidade de lançamento. “Isso aqui nada mais é do que aquilo que a gente vê em uma viatura da Brigada Militar. É a sensação de segurança nos locais públicos, inibindo assim a violência na cidade”, disse o parlamentar.

Modelo de câmara com iluminação foi instalado em cinco pontos da cidade. Foto: Felipe Machado / Prefeitura de Tramandaí

O sistema de cercamento eletrônico de Tramandaí funciona desde o ano passado e conta com 31 câmeras em 21 pontos da cidade, sendo 11 equipamentos do tipo OCR, que fazem a leitura das placas de veículos e identificam carros furtados ou roubados.

Compartilhe

Postagens Relacionadas