9.400 quilos de alimentos impróprios para consumo são apreendidos no Litoral Norte

Compartilhe

Força-tarefa da Segurança Alimentar já fiscalizou estabelecimento em Capão da Canoa, Torres e Xangri-Lá. Foto: Polícia Civil

Em três dias, a equipe da Força-Tarefa de Segurança Alimentar apreendeu e inutilizou 9.400 quilos de alimentos impróprios para consumo humanos no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As ações de fiscalização em estabelecimentos como supermercados, restaurantes e peixarias são realizadas na região desde a última segunda-feira (25).

O grupo é formado por integrantes do Ministério Público, da Delegacia do Consumidor da Polícia Civil, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar,  das vigilâncias sanitárias municipais e estadual e de Secretaria da Agriculta do Rio Grande do Sul. Os profissionais já estiveram em estabelecimentos de Capão da Canoa, Torres e Xangri-Lá.

A maior quantidade de produtos impróprios para consumo foi apreendida em Capão da Canoa, nessa quarta-feira (27): 3,8 toneladas.  Na cidade, os agentes fiscalizaram um supermercado, dois açougues e duas peixarias. Por conta das péssimas condições sanitárias, o açougue foi interditado.

Conforme a promotora de Justiça de Capão da Canoa, Luziharin Carolina Tramontina, foram encontrados diversos produtos fora do prazo de validade, alguns vencidos desde 2018. Segundo ela, havia, ainda, carne sem procedência, estragada e abaixo da temperatura adequada. Os produtos foram destinados para fabricação de ração animal, doados ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) ou descartados em aterro sanitário.

Na terça-feira (26), quatro mercados foram alvos da operação em Torres.  da Força-Tarefa Segurança Alimentar do Ministério Público do Rio Grande do Sul, realizada nesta terça-feira, 26 de janeiro, em Torres. Um dos estabelecimentos foi interditado por conta das péssimas condições sanitárias. No local, foram encontradas baratas e outros insetos circulando próximos a alimentos. Ao todo, 2,8 toneladas de mercadorias foram recolhidas para descarte.

Na segunda-feira (25), a fiscalização foi em sete estabelecimentos de Xangri-Lá e resultou na apreensão de outros 2.800 quilos de produtos alimentícios.

Os nomes dos estabelecimentos fiscalizados não foram divulgados pela Força-Tarefa da Segurança Alimentar.

Compartilhe

Postagens Relacionadas