Em apenas três meses, entre janeiro e março deste ano, 37 mil metros de cabos da rede de energia elétrica foram furtados no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Conforme levantamento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), as ações de ladrões são a segunda causa de falta de luz na região.
Segundo a empresa, 14% dos registros de falta de energia estão relacionados aos furtos. Dos aproximadamente 300 mil clientes da companhia no Litoral Norte, 170 mil já foram prejudicados com desligamentos provocados por esses crimes.
A empresa contabilizou 329 casos no primeiro trimestre de 2020. Em alguns casos, os postes são derrubados pelos criminosos. As cidades com mais registros são Tramandaí, Imbé e Arroio do Sal.
A CEEE informou ainda que a maior parte dos furtos ocorreu na rede de baixa tensão, totalizando 27 mil metros de cabos levados pelos ladrões. Mas os criminosos também estão furtando a rede de média tensão, totalizando mais 10 mil metros, de janeiro a março.
No último fim de semana, quase 10 mil clientes ficaram sem energia em função de mais um caso de furto de cabos em Xangri-lá. Os ladrões agiram na madrugada de domingo (26). O desligamento aconteceu por volta das 2h e o serviço foi restabelecido aos poucos, sendo totalmente normalizado às 3h40.