O Brasil já contabiliza 3.417 casos confirmados de Covid-19, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Ministério da Saúde. Apenas hoje foram 502 novos testes positivos.
O resultado de hoje marcou um aumento de 80% nos casos em relação ao início da semana, quando eram 1.891 pessoas infectadas no país. O número de mortes pelo novo coronavírus chegou a 92.
No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou até esta sexta-feira 197 casos de Covid-19 e duas mortes. As vítimas fatais são dois idosos que estavam internados na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
O óbito mais recente foi de um homem de 88 anos, na noite dessa quinta-feira (26). O outro falecimento por causa da doença no Estado foi de uma mulher de 91 anos.
Litoral Norte
Pelo terceiro dia consecutivo não há confirmação de novos casos por meio de exames laboratoriais no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A região segue com 11 resultados positivos para Covid-19.
Desde segunda-feira (23), após a declaração de situação de transmissão comunitária do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, são investigados com exames de laboratório somente os casos graves que necessitem de internação hospitalar.
A recomendação da Secretaria Estadual da Saúde aos casos leves, sem necessidade de internação, chamados de síndromes gripais, é o isolamento domiciliar do suspeito e pessoas que residem na mesma casa por 14 dias.
Em função da mudança, algumas secretarias municipais da Saúde do Litoral Norte passaram a divulgar em seus boletins epidemiológicos os casos em monitoramento com isolamento domiciliar.
A Prefeitura de Capão da Canoa, por exemplo, informou nesta sexta-feira que há 136 pessoas isoladas e em monitoramento na cidade. Já a Prefeitura de Osório monitora 281 pessoas, sendo que dessas 70 apresentaram sintomas de síndrome gripal.
Em Tramandaí, há dois casos em investigação. Em Imbé e Arroio do Sal, há dois pacientes que aguardam os resultados dos exames, ambos hospitalizados.
Veja todos os números no mapa interativo