
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Inês, em Santo Antônio da Patrulha, foram orientados na última semana, sobre a importância e finalidade do serviço SAMU – 192 através do projeto “Samuzinho”. O Secretário da Saúde Charlis Santos, afirmou que pretende levar o projeto para todas as séries, no maior número de escolas possíveis.
Santos informou que o município tem 58 escolas de ensino infantil, fundamental e médio. “São 29 escolas do município, 24 estaduais e cinco particulares. Essa é a oportunidade de levar a conscientização sobre prevenção de acidentes, orientação de como auxiliar o pai, a mãe e a família na hora de procurar o socorro no 192. O enorme número de trotes aplicados no 192 do SAMU, mostra que devemos educar nossa sociedade” explicou.
A técnica de enfermagem do Samu, Marilene Gomes do Santos, que trabalha na organização e divulgação de projetos voluntários da prefeitura, explicou que o objetivo é esclarecer sobre o uso devido de ligação ao auxílio e danos causados pelos populares “trotes”. “As ações educativas visam a prevenção e educação em saúde. O projeto contempla as escolas municipais, estaduais e privadas” explicou.
Marilene informou que as palestras vão além da conscientização dos alunos sobre a importância do serviço prestado pelo Samu e de passar trotes ao 192. “As crianças e jovens aprendem sobre os primeiros socorros, como noções de prevenção de acidentes, produtos em casa, convulsão. Como ajudar um colega engasgado? Como proceder nesses casos? como pedir ajuda? Todas as abordagens e ensinamentos vai de acordo com a idade dos estudantes” explicou a técnica de enfermagem do Samu.
De acordo com a Secretária Estadual da Saúde, em 2018, mais de 90 mil telefonemas recebidos pelo 192 foram falsos chamados, correspondendo a 8,3% das ligações. Este ano, até o início de novembro, já foram aproximadamente 74 mil ligações falsas.


