Armas são furtadas de unidade do Exército em Tramandaí

Compartilhe

Imagem Google Maps

Pelo menos oito armas, entre elas metralhadoras e submetralhadoras, foram furtadas do Parque Marechal Osório, às margens da ERS-030, em Tramandaí. O arrombamento no Museu da Unidade do Exército Brasileiro foi constatado na tarde desta terça-feira (22) e comunicado aos órgãos de segurança pública da região.

O arrombamento foi feito por uma parede de alvenaria dos fundos da reserva técnica do museu. Foram levadas duas metralhadores calibre 45 e duas calibre 7,62, duas submetralhadoras calibre 45 e dois revólveres, calibres 32 e 38, além de munições. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Tramandaí.

O Litoral na Rede entrou em contato com o delegado Paulo Perez, que informou que foi realizada perícia no local. Segundo ele, ainda será definido se a investigação ficará a cargo da Polícia Civil ou do próprio Exército Brasileiro. Não há suspeitos para o furto das armas.

Em nota, encaminhada ao Litoral na Rede, o Comando Militar do Sul informou que “as peças em questão se tratam de itens de museu, que se encontravam em reserva técnica. Ainda assim, a mobilização necessária para a recuperação das peças históricas e esclarecimento das circunstâncias do ocorrido já estão acontecendo”. Segundo o CMS, serão evitadas suposições ou especulações pois tendem a prejudicar as investigações.

Museu das Armas

No Museu de Armas estão em exposição mais de 800 peças de armamento e de artefatos militares que remontam aos séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX e XX e algumas das principais guerras e batalhas das Forças Armadas Brasileiras dentre elas: as Revoluções Internas, a Guerra contra Rosas, a Guerra do Paraguai, 1ª e 2ª Guerras Mundiais, bem como a Força Expedicionária Brasileira.

No Museu existem ainda peças utilizadas pelas Forças Armadas de diversos países dentre eles: Argentina, França, Portugal, Itália, Dinamarca, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Suíça, Estados Unidos e a extinta Tchecoslováquia.

O acervo do Museu de Armas do Parque Osorio, por sua importância cultural, possui uma quantidade significativa de peças tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

O Museu de Armas tem sua origem na doação da coleção do Sr. Mario Martinez, considerada como uma das maiores coleções de armas particulares já existente no Brasil.

*Matéria atualizada às 22h53 para inclusão de informações do Comando Militar do Sul

Compartilhe

Postagens Relacionadas