Escola para crianças com deficiência é inaugurada em Imbé

Compartilhe

071019 ESCOLA JUSSENI EUZÉBIO IMBÉ DEFICIÊNCIA 4
Foto: prefeitura de Imbé
071019 ESCOLA JUSSENI EUZÉBIO IMBÉ DEFICIÊNCIA 2
Foto: prefeitura de Imbé / Arquivo
071019 ESCOLA JUSSENI EUZÉBIO IMBÉ DEFICIÊNCIA
Foto: prefeitura de Imbé
071019 ESCOLA JUSSENI EUZÉBIO IMBÉ DEFICIÊNCIA 3
Foto: prefeitura de Imbé

Em Imbé, crianças com deficiências múltiplas, seja ela intelectual, visual, auditiva, com transtornos globais do desenvolvimento e de altas habilidades/superdotação, terão um novo espaço, só delas. Com um investimento de mais de R$ 2,4 milhões, a prefeitura do município inaugurou nesta segunda-feira (07), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jusseni Euzébio de Oliveira.

Segundo a prefeitura, a escola tem capacidade para atender até 170 crianças de seis a 17 anos, em três ciclos, com turmas de até 12 alunos por sala de aula. Os alunos serão atendidos por 18 servidores, entre professores capacitados, terapeuta ocupacional, psicóloga e merendeiras. A instituição recebeu mobiliário, como cadeiras, mesas adaptáveis e outros equipamentos como computadores e demais materiais didáticos, brinquedos e recursos diferenciados.

O prefeito Pierre Emerim, afirmou que o município mostra para todo o Brasil, um novo modelo de escola inclusiva para alunos com múltiplas deficiências. “Nós entendemos que elas precisam sim, desenvolver da sua forma e também conforme as metodologias e de um plano pedagógico diferente, para mostrar as habilidades que tem. Esse é o desafio que está pautado para todos nós” declarou.

A diretora da Escola, Cintia Machado, informou que nesta terça-feira (08), a instituição estará aberta para receber os primeiros 60 alunos inscritos, em seis turmas. Conforme ela, os atendimentos com a terapeuta ocupacional e psicóloga serão em turno inverso ao que o aluno estuda. “Como é final de ano letivo, começaremos com essa demanda. Mas no próximo ano iremos ter mais crianças inscritas” afirmou.

Cintia afirmou ainda, que as instalações são de última geração em termos de tecnologia. “Temos lousas totalmente digitais, com oito novas salas de aula equipadas com mesas digitais interativas, retroprojetor e computadores. Além disso, os alunos contarão com transporte escolar. A proposta da escola é de uma educação especializada, centrada nas necessidades individuais dos alunos, oferecendo maior suporte educacional/técnico” concluiu.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jusseni Euzébio de Oliveira, fica localizada na Avenida Academia Riograndense de Letras, 1351, em Mariluz. A nova escola tem um total de 1.094,57m² de área, com salas de aula, áreas para refeitório, sala de psicologia, sala de informática, biblioteca, secretaria, sala de reuniões, além de área coberta.

O funcionamento será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. A avenida Academia Riograndense de Letras recebeu nova pavimentação com blocos intertravados, mais conhecidos como bloquetes, entre a ERS-786 e Avenida Paraguassú.

Sobre a Professora Jusseni Euzébio de Oliveira

Professora graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicomotricidade, Jusseni Euzébio de Oliveira nasceu em Tramandaí e foi secretária de Educação de Imbé entre 2005 a 2008. Jusseni foi idealizadora do Centro de Referência ao Atendimento Educacional (CRAE) e lecionou em escolas de Imbé e Tramandaí. Faleceu no ano de 2012. Casada, teve dois filhos: “Uma educadora que muitos conheceram e admiraram pelo seu exemplo de profissional e dedicação a transmissão do saber ao nosso município”, relatou um dos filhos, Joselton Euzebio de Oliveira.

Compartilhe

Postagens Relacionadas