Castelinho de Imbé será transformado em centro cultural

Compartilhe

021019 CASTELINHO IMBÉ Mauricio Marques 1
Castelinho de Imbé será transformado em Centro Cultural. Foto: Maurício Marques / Prefeitura de Imbé
021019 CASTELINHO IMBÉ MAURÍCIO MARQUES
Prefeito de Imbé anunciou a compra do Castelinho nessa quarta-feira (02). Foto: Maurício Marques / Prefeitura de Imbé Foto: Maurício Marques / Prefeitura de Imbé

A construção em estilo medieval, popularmente conhecida como Castelinho, no Centro da cidade de Imbé, será transformada em centro cultural. O prefeito Pierre Emerim fez o anúncio após a concretização da compra do imóvel pelo município nessa quarta-feira (02).

A casa, localizada na esquina das avenidas Garibaldi e Nilza Costa Godoy, foi adquirida pela Prefeitura por R$ 703 mil. São aproximadamente 290 metros quadrados de área construída em um terreno com mais de 900 metros quadros.

O pagamento será feito com recursos próprios. “Conseguimos fazer a intervenção e concluir a negociação para recuperar este local que se tornou um símbolo da cidade. Vamos transformá-lo numa casa de cultura, algo que nunca tivemos na cidade e que falta muito na região”, disse o prefeito de Imbé.

A ideia é realizar o tombamento do Castelinho como patrimônio histórico do município e transformá-lo em um espaço que poderá receber desde exposições de materiais antigos até eventos culturais. “Este é, possivelmente, o prédio mais antigo e mais conhecido da nossa cidade. Uma atração turística que sempre despertou a curiosidade de todos e que estava prestes a virar em ruínas”, relembrou Pierre.

O Castelinho

O Castelinho é uma das construções mais antigas de Imbé. Foto: Maurício Marques/ Prefeitura de Imbé

Idealizado pelo professor de desenho Walmyr Roszanyi, natural de Santo Antônio da Patrulha e falecido há 30 anos, o Castelinho foi totalmente construído em pedra grés em meados de 1950. Nessas quase sete décadas, a arquitetura medieval sempre contrastou e chamou a atenção no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Dentro do imóvel há objetos como escudos, espadas, lanças, esculturas, tochas, lustres em ferro e móveis de madeira, que dão um toque místico à decoração. A maioria dos objetos deve ser mantida.

Leia mais notícias do Litoral Norte.

Para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp, envie seu nome, município e #notícias para 51-99113-0101 e coloque nosso número na sua agenda.

Compartilhe

Postagens Relacionadas