



Cinco homens foram presos nesta sexta-feira (09), durante a Operação Força Tática Divisa, realizada em municípios que fazem parte da divisa do Rio Grande do Sul, no Litoral Norte e em Santa Catarina. Um dos bandidos reagiu e atirou contra os policiais militares, que revidaram. Ele acabou baleado.
De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), tenente-coronel Claudiomir Souza de Oliveira, os criminosos fazem parte de uma quadrilha responsável pelo tráfico de entorpecentes, roubos a comércios, a residências e homicídios. Eles agiam principalmente em Mampituba, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e nos municípios de Praia Grande e São João do Sul, no Estado de Santa Catarina.
A Operação Força Tática Divisa, foi conjunta entre a Brigada Militar (BM) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PM), levando dezenas de policiais as ruas, inclusive cães farejadores do Canil do 8° Batalhão de Polícia Militar, de Osório. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil também participaram. Informações obtidas pelo Setor de Inteligência do 2° BPAT foram essenciais para o desmantelamento da quadrilha. Os criminosos foram monitorados. A Justiça autorizou a ofensiva aos bandidos, todos eles, com fichas criminais extensas.
Estrada do Tacuaruçú, Mampituba
Em uma residência, um homem acusado de estupro, entre outros crimes, reagiu à abordagem dos policiais militares. O criminoso estava com uma espingarda calibre 32 em mãos e atirou nos brigadianos, que também reagiram. O bandido foi atingido no braço, com um tiro de fuzil e foi levado ao Hospital de Praia Grande no Estado de Santa Catarina. A arma, seis munições intactas e cinco deflagradas foram apreendidas.

Um foragido do sistema prisional que também estava armado foi encontrado e preso. O criminoso tem antecedentes criminais por tráfico de drogas, homicídio, roubos a estabelecimento comercial e a veículos, posse ilegal de arma de fogo e lesão corporal. Foi apreendida uma pistola de calibre 9mm municiada com 15 munições intactas. A numeração estava raspada. Os PMs também apreenderam um carregador sobressalente, munições de diversos calibres, 70 buchas de cocaína e um quilo de maconha.
Outro homem, com antecedentes criminais, como boca de urna, entre outros crimes, foi preso em uma casa. Ele também estava armado. Os policiais militares apreenderam um revólver calibre 38, uma pistola 9mm, munições e um quilo de cocaína.
Estrada Geral, Mampituba
Tráfico de entorpecentes, desacato, dano, fato em tese atípico, lesão corporal, recaptura de presos, entre outros crimes, é a ficha criminal de outro homem que foi preso, na ofensiva a quadrilha. Com ele, os policiais militares apreenderam maconha e cocaína.
Praia Grande, Santa Catarina
Em uma residência localizada na Alberto Santos, foi preso um criminoso que já tem diversas passagens pela polícia. A casa chamou atenção dos policiais militares. No local havia um esconderijo, uma espécie de “bunker” embaixo da casa e um escudo balístico, usado pera ele ter vantagem quando houver investidas de grupos rivais ou de equipes policiais.
Em outro espaço do terreno, os criminosos estavam construindo um depósito de armazenamento de drogas e armas e até mesmo uma extensão do “bunker” (esconderijo). Na residência foram localizadas e apreendidas uma espingarda calibre 12 com cano sobreposto, uma pistola 9mm, munições de diversos calibres, duas placas balísticas, seis mil reais, toucas ninjas, uniforme camuflado, balança de precisão, supressor de ruídos e um escudo balístico.

O criminoso tem antecedentes por roubo à residência, tráfico, ameaça, descumprimento de ordem judicial, associação criminosa, receptação, roubo em residência, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, posse irregular de munição ou acessório uso permitido, resistência, desobediência, cumprimento de mandado e tráfico de drogas.