Nova estação de transbordo de Tramandaí receberá lixo de 13 municípios

Compartilhe

Nova estação de transbordo de resídios em Tramandaí teve investimento de R$ 1 milhão. Foto: Divulgação CRVR

A nova estação de transbordo de lixo de Tramandaí vai receber resíduos de 13 municípios, quase todos do Litoral Norte. Da unidade, o lixo será encaminhado para o aterro sanitário localizado no município de Minas do Leão, na região Carbonífera do Estado.

O empreendimento da empresa CRVR – Riograndense de Valorização de Resíduos foi inaugurado nessa quarta-feira (19) na localidade de Estância Velha, com investimento de R$ 1 milhão. O governador, José Ivo Sartori, a secretária de meio ambiente, Ana Pellini, e prefeitos da região participaram da solenidade.

Segundo o coordenador de desenvolvimento de negócios e empresa, Cleber Ferreira, o novo empreendimento tem previsão de iniciar a operação ainda este mês, recebendo uma média anual de 60 mil toneladas. O coordenador conta que isto significa para a CRVR a garantia que de que os resíduos terão uma destinação correta. “Até o início deste ano os resíduos gerados pelo litoral eram encaminhados para um aterro controlado local que encerrou o recebimento em maio”, diz.

Os resíduos produzidos no Litoral Norte representam 5% do total do Rio Grande do sul. A nova unidade em Tramandaí tem capacidade para receber até 500 toneladas por dia, quantidade superior ao total gerado mesmo na alta temporada em toda a região.

Inicialmente serão atendidos os municípios Tramandaí, Imbé, Balneário Pinhal, Cidreira,  Terra de Areia, Arroio do Sal, Capivari do Sul, Tavares, Palmares do Sul e Santo Antônio da Patrulha, do Litoral Norte, além as cidades de Cambará do Sul, na Serra, e  São José do Norte, no Litoral Sul.

Na unidade da CRVR – Riograndense de Valorização de Resíduos e Minas do Leão, destino final dos resíduos, parte é transformada em gás e gera energia.

Compartilhe

Postagens Relacionadas