A Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt) assinou nessa quinta-feira (17) o contrato para fornecimento de alimentos ao sistema prisional do Rio Grande do Sul, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade compra com doação simultânea. O contrato foi celebrado com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que fará o planejamento das entregas em conjunto com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).
Segundo o vice-presidente da Cooperativa, Bruno Engel Justin, as políticas públicas são fundamentais para a agricultura familiar. “Essa modalidade de compra fortalece o cooperativismo, leva desenvolvimento para o campo, gera renda e valoriza o trabalho do agricultor familiar, que recebe um preço justo. Na ponta a gente vê a diferença com a permanência do jovem no campo e a melhoria da qualidade de vida das famílias”, afirma Justin.
Outras 39 cooperativas também assinaram o contrato que envolve ao todo R$ 9,3 milhões em alimentos. A Coomafitt ficará responsável pela entrega de mais de 100 toneladas de banana e 25 toneladas de tomate. Para o presidente da Cooperativa, Rodrigo Wolff, isso demonstra que a agricultura familiar é forte o suficiente para atender a grandes demandas dos órgãos públicos.
O convênio prevê o abastecimento do sistema prisional de 37 municípios das regiões Metropolitana, Alto Uruguai, Central e Santa Rosa. A Coomafitt fará as entregas por meio das centrais de distribuição, com logística articulada e organizada pela RedeCoop.
A solenidade de formalização do contrato ocorreu na Associação dos Funcionários da Secretaria da Agricultura (Afusa), em Porto Alegre, e contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, entre outros representantes do governo estadual.