
A Corsan instalou 52 geradores de energia para garantir o fornecimento de água durante o verão no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A medida tem como objetivo manter o abastecimento em casos de falta de energia elétrica durante a alta temporada, quando a demanda por água tratada aumenta cerca de 46% na região.
Os equipamentos foram instalados em áreas operacionais da companhia, como estações de bombeamento e de tratamento de água. A ação integra o planejamento da empresa para o verão 2025/2026.
Além disso, a Corsan perfurou um novo poço em Tramandaí e retomou o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Jorge, em Capão da Canoa. A empresa informou ainda que duplicou o número de bombas em elevatórias, ampliando a capacidade de distribuição.
Em outra frente, a companhia intensificou as rotinas de manutenção preventiva de equipamentos estratégicos, implantou sistemas de telemetria em pontos críticos e reforçou as equipes de atendimento e de plantão.
Para o atendimento ao público, a Corsan ampliou as operações 24 horas com caminhões hidrojato, hipervácuo e pipa, especialmente durante feriados de maior fluxo de pessoas na região.
Ao longo da orla, foram instalados 14 novos chuveiros e realizados serviços de manutenção em outros 169 já existentes. As equipes técnicas também intensificaram o monitoramento permanente do abastecimento em hospitais, clínicas e unidades de pronto atendimento.

A presidente da Corsan, Samanta Takimi, destaca que as ações preparatórias para o verão refletem a integração entre eficiência operacional e responsabilidade com a população. “Assumimos o compromisso de entregar previsibilidade, planejamento e respostas rápidas. Cada ação executada ao longo de 2025 foi estruturada para garantir segurança no abastecimento, especialmente durante o verão”, afirma.










