Meteoro da chuva Perseidas se extingue na costa do RS

Câmeras de observatório registraram o fenômeno

Compartilhe

Câmeras registraram o fenômeno. Imagem: Carlos Fernando Jung -Observatório Heller & Jung

A chuva de meteoros Perseidas teve seu pico na madrugada desta terça-feira (12) e com a extinção de um meteoro sobre a costa do Rio Grande do Sul. De acordo com o Observatório Heller & Jung, a explosão ocorreu ao sul de Palmares do Sul, no Litoral Norte.

Quatro câmeras do observatório, que ficam em Taquara, no Vale do Paranhana, registraram o fenômeno durante a madrugada. O horário do ingresso do meteoro na atmosfera foi 0h14.

De acordo com Carlos Fernando Jung, diretor do observatório, “o meteoro ingressou na atmosfera a 93,9 Km de altitude se extinguindo ao sul sobre a costa em Palmares do Sul. Teve a duração de 2,63 segundo e uma magnitude de -1,5”.

A Chuva de Meteoros Perseidas ocorre anualmente, originada pelos detritos deixados pelo cometa 109P/Swift‑Tuttle.

Veja o vídeo

Meteoro

Os meteoros são fenômenos luminosos ocasionados pela entrada de fragmentos de um corpo celeste na atmosfera. O atrito do material sólido em alta velocidade com os gases da atmosfera faz com que ele se torne incandescente e deixe um rastro luminoso no céu.

A maioria dos meteoros se desintegra antes de chegar à superfície da Terra. Aqueles que conseguem chegar ao solo são chamados de meteoritos.

Compartilhe

Postagens Relacionadas