
O governo do Rio Grande do Sul autorizou a operação e exploração privada de uma ferrovia de transporte de passageiros que passará por 19 municípios. O projeto, inédito no Estado, prevê investimento de R$ 4,5 bilhões da iniciativa privada e ligará Porto Alegre à Região das Hortênsias, na Serra.
A companhia responsável pelo projeto, a SulTrens, prevê iniciar a operação em sete anos, com duas linhas férreas — uma em cada sentido. O percurso incluirá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — entre eles, uma estrutura sobre a Freeway (BR-290) — e nove túneis.
O novo modal ligará a capital a Gramado de forma direta, passando por 19 municípios e com área de influência em 22: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela.
As estações de saída e chegada estarão localizadas a cerca de 700 metros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela. O trajeto terá duração de aproximadamente uma hora.
A outorga de exploração para a empresa terá validade de 99 anos. A estimativa é de que a obra gere 6.747 empregos diretos e outros 15.976 indiretos, totalizando 22.723 postos de trabalho ao longo de sua implantação e operação.
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O governador Eduardo Leite anunciou, nessa quinta-feira (07), a autorização de operação e exploração privada da ferrovia para transporte de passageiros dentro do Estado. A solenidade foi realizada no Palácio Piratini, com a presença do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e representantes da companhia responsável pelo projeto, a SulTrens.
“Estamos falando de um projeto que vai fortalecer a mobilidade e impulsionar o turismo em uma das regiões mais visitadas do Brasil, com um modal moderno, sustentável e seguro. Esse trem entre Porto Alegre e Gramado é muito mais do que infraestrutura: é desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização do nosso potencial turístico”, afirmou o governador.
A proposta foi viabilizada em cerca de um ano de análises técnicas e pareceres jurídicos conduzidos por órgãos como a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que garantiram a segurança jurídica e a viabilidade do projeto. A Selt também será responsável pela fiscalização do contrato, com o recebimento de relatórios trimestrais da empresa.
“A implantação da ferrovia marca o início de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de uma nova era para os transportes da Serra Gaúcha. Vamos oferecer uma viagem mais confiável, confortável e segura. Este trem será apenas a porta de entrada para uma série de experiências que aguardam o turista. Nosso objetivo é que todos deixem o Rio Grande do Sul encantados com o que há de mais moderno em turismo e mobilidade ferroviária”, destacou Renato Ely, administrador da SulTrens.