
A direção do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) confirmou a instalação de toda a estrutura regional para o Litoral Norte no município de Osório. A 9ª Coordenadoria será construída no terreno do Estado onde funciona atualmente o Posto Médico-Legal, no bairro Albatroz.
Quando a construção estiver concluída, vai abrigar o Centro Avançado de Perícias, com o Departamento de Identificação e os postos Médico-Legal e de Criminalística. O anúncio foi feito pelo diretor-geral adjunto do IGP, Marco Antônio Aurélio Cúrcio, durante reunião com o prefeito Romildo Bolzan Júnior, na sede da Prefeitura, nesta quarta-feira (09).
No encontro, ficou definido um acordo de cooperação entre o IGP e o Município. Ele prevê que a Prefeitura forneça os projetos para a construção do novo prédio, por meio do setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento.
“Eles vieram aqui confirmar não apenas a vinda da 9ª Coordenadoria para o município de Osório, como fazer o anúncio da reforma do prédio existente, a construção de um novo prédio e a colaboração do município. Osório está retomando o caminho dos órgãos regionais. O retorno desses órgãos é um fato político extremamente relevante para a nossa autoestima e vai facilitar a prestação de serviços”, disse o prefeito.
Segundo a diretora técnica do IGP, Fernanda Jardim, o projeto está praticamente finalizado. “Esperamos iniciar as obras ainda este ano. O local vai abrigar a 9ª Coordenadoria Regional de Perícias, com abrangência em todo o litoral e algumas outras regiões próximas. Para não interromper as atividades, vamos construir a nova estrutura no entorno do Posto Médico-Legal em Osório”, projeta a diretora.

Ainda participaram da reunião com a assinatura do termo o vice-prefeito de Osório, Ed Moraes; o secretário municipal de Obras e Saneamento; a diretora do Departamento de Perícias do Interior, Kally Santos; o engenheiro Alexandre; a arquiteta Cíntia Schan; e o papiloscopista Alexandre Tressoldi.