Brasil reivindica ilha submersa do tamanho da Espanha rica em terras raras

Formação geológica está a 1.200 km da costa do RS e pode ampliar território brasileiro

Compartilhe

Elevação do Rio Grande é rica em terras raras. Foto: Luigi Jovane / USP

A Elevação do Rio Grande (ERG) é uma ilha submersa localizada a cerca de 1.200 km da costa do Rio Grande do Sul. A formação geológica, conforme especialistas, é rica em terras raras, ou seja, possui minerais estratégicos para a transição energética e a indústria de alta tecnologia.

A ilha, do tamanho da Espanha, está submersa a 5 mil metros de profundidade e é reivindicada pelo Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2018. Atualmente, a ERG se encontra em águas internacionais, pois a distância é maior que 200 milhas náuticas.

Pesquisadores da USP dizem que as análises geológicas demonstram que a ilha é uma continuação do território continental brasileiro. Os estudos mostram que o solo é semelhante ao do interior de São Paulo.

A reivindicação do Brasil para que a Elevação do Rio Grande seja declarada como parte de seu território é analisada, desde fevereiro de 2025, pela Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC), da ONU. Uma convenção da organização sobre o Direito do Mar (CNUDM) permite que países possam ampliar seus territórios, se for comprovada essa continuidade geológica.

Terras raras

Ilha está localizada a cerca de 1.200 km da costa do Rio Grande do Sul. Imagem: Marinha do Brasil

As terras raras são minerais essenciais para a fabricação de turbinas eólicas, baterias de veículos elétricos, equipamentos médicos e até armamentos. O domínio sobre reservas desses elementos é estratégico para o futuro da indústria global.

Compartilhe

Postagens Relacionadas