
A mobilização pela retomada da navegação nas lagoas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul ganhou um novo capítulo na última semana. Prefeitos, parlamentares, pescadores e empresários participaram de uma reunião sobre o tema na Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), em Osório.
Ainda estavam presentes técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura; e de Logística e Transportes do Governo do Rio Grande do Sul. A principal definição foi em relação aos estudos de batimetria, ou seja, medição da profundidade.
Esse levamento é fundamental para definição dos pontos assoreados, onde será necessário realizar limpeza de lagoas e rios para aprofundamento para a navegação. Ficou definido que cada município indicará ao Governo do Estado os locais para realização da batimetria.
“Essa é uma pauta importante que temos discutido para a região. Através da parceria entre os municípios estamos debatendo a pauta junto com o deputado Luciano Silveira e o Governo do Estado o passo a passo para conseguirmos retomar a navegação no litoral”, destacou Ique Vedovato.
O deputado estadual Luciano Silveira ressaltou que a retomada da navegação será um grande avanço para a região.
“Estamos avançando nesta demanda cada vez mais de forma muito consistente e responsável para tornar realidade essa pauta. Estamos ouvindo as entidades, os pescadores, enfim todos, para que possamos concluir essa batimetria e aí dar seguimento no processo”, frisou o deputado.
Início da mobilização
A discussão sobre a retomada da navegação lacustre no Litoral Norte ganhou impulso no início de 2025. Em fevereiro, a Frente Parlamentar do Desenvolvimento do Litoral Norte da Assembleia Legislativa e o Sinduscon/RS assinaram um termo de cooperação para reativação dos canais navegáveis.
“A pauta da navegação lacustre é muito importante para o litoral. Tenho certeza que isso vai desenvolver o turismo e gerar novas oportunidades de emprego e renda para população”, disse o parlamentar
Em março, o deputado Luciano Silveira se reuniu para tratar do assunto com o vice-governador Gabriel Souza e com a direção da Portos RS.