Litoral Norte do RS terá destaque em desfile da Portela na Sapucaí

Grupo Maçambique, de Osório, recebeu convite de uma das autoras do enredo que exalta as raízes africanas do estado gaúcho

Compartilhe

Grupo Maçambique, de Osório, desfilará na Portela no Carnaval 2026. Foto: Eudes Correa / PMO

O Litoral Norte do Rio Grande do Sul estará presente no desfile do Carnaval de 2026 da Portela, na Marquês de Sapucaí. O grupo Maçambique, de Osório, foi convidado a participar da apresentação da mais antiga escola de samba em atividade no Rio de Janeiro. O convite foi feito por uma das autoras do enredo da azul e branco, que abordará as raízes africanas do RS.

O grupo de congada, do Quilombo do Morro Alto — localizado entre Osório e Maquiné — é um dos mais antigos do Brasil e integrará uma das alas do desfile da Portela. A agremiação apresentará o enredo “O Mistério do Príncipe do Bará — A Oração do Negrinho e a Ressurreição de sua Coroa sob o Céu Aberto do Rio Grande”.

O tema abordará a história e a influência do Príncipe Custódio Joaquim de Almeida, uma figura histórica e espiritual originária do Benim, na África, que viveu em Porto Alegre.

“É importante porque a Portela vai contar a história do Príncipe Custódio e do Negrinho do Pastoreio, falando sobre a cultura do Rio Grande do Sul e, dentro dela, as congadas. Foi uma indicação da professora doutora da UFRGS, Fernanda Oliveira, que está contribuindo com o tema do enredo”, explicou Iosvaldyr Bittencourt Júnior.

“É um fato extremamente importante e relevante. Ressalta e valoriza a nossa cultura, a nossa tradição, a nossa cidade, o nosso movimento cultural para o mundo”, afirmou o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior.

Convite para desfile em Porto Alegre

Na última semana, os Maçambiques do Litoral Norte receberam outro convite: participar do desfile da escola de samba Gaviões da Vila, do Grupo Bronze do Carnaval de Porto Alegre. O sambista da agremiação, Vitor Hugo Narciso, conhecido como Mestre Gavião, formalizou o convite durante reunião no gabinete do prefeito. O tema do enredo será sobre a Rainha Ginga, o Maçambique e a cidade de Osório.

Convite da escola de samba de Porto Aegre foi feito no gabinete do prefeito de Osório. Foto: Eudes Correa / PMO

Estavam presentes o vice-prefeito Ed Moraes, Jaira Soares, o dançante Patrick Antônio, o Rei Congo João Batista Rodrigues, a Rainha Ginga Francisca Dias do grupo Maçambique, e o antropólogo Iosvaldyr Bittencourt Júnior.

Compartilhe

Postagens Relacionadas