
O Litoral Norte do Rio Grande do Sul estará presente no desfile do Carnaval de 2026 da Portela, na Marquês de Sapucaí. O grupo Maçambique, de Osório, foi convidado a participar da apresentação da mais antiga escola de samba em atividade no Rio de Janeiro. O convite foi feito por uma das autoras do enredo da azul e branco, que abordará as raízes africanas do RS.
O grupo de congada, do Quilombo do Morro Alto — localizado entre Osório e Maquiné — é um dos mais antigos do Brasil e integrará uma das alas do desfile da Portela. A agremiação apresentará o enredo “O Mistério do Príncipe do Bará — A Oração do Negrinho e a Ressurreição de sua Coroa sob o Céu Aberto do Rio Grande”.
O tema abordará a história e a influência do Príncipe Custódio Joaquim de Almeida, uma figura histórica e espiritual originária do Benim, na África, que viveu em Porto Alegre.
“É importante porque a Portela vai contar a história do Príncipe Custódio e do Negrinho do Pastoreio, falando sobre a cultura do Rio Grande do Sul e, dentro dela, as congadas. Foi uma indicação da professora doutora da UFRGS, Fernanda Oliveira, que está contribuindo com o tema do enredo”, explicou Iosvaldyr Bittencourt Júnior.
“É um fato extremamente importante e relevante. Ressalta e valoriza a nossa cultura, a nossa tradição, a nossa cidade, o nosso movimento cultural para o mundo”, afirmou o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior.
Convite para desfile em Porto Alegre
Na última semana, os Maçambiques do Litoral Norte receberam outro convite: participar do desfile da escola de samba Gaviões da Vila, do Grupo Bronze do Carnaval de Porto Alegre. O sambista da agremiação, Vitor Hugo Narciso, conhecido como Mestre Gavião, formalizou o convite durante reunião no gabinete do prefeito. O tema do enredo será sobre a Rainha Ginga, o Maçambique e a cidade de Osório.

Estavam presentes o vice-prefeito Ed Moraes, Jaira Soares, o dançante Patrick Antônio, o Rei Congo João Batista Rodrigues, a Rainha Ginga Francisca Dias do grupo Maçambique, e o antropólogo Iosvaldyr Bittencourt Júnior.