Um ouriço, conhecido popularmente como porco espinho, foi capturado por bombeiros militares, na manhã desta quarta-feira (05), na localidade de Cornélios, em Terra de Areia. O animal silvestre entrou no pátio de um imóvel e um cão de estimação acabou ferido pelos seus espinhos.
A proprietária da residência pediu ajuda ao Pelotão de Bombeiros Militar de Terra de Areia. Uma equipe seguiu para o imóvel, na Rua Três Marias. Quando chegaram, encontraram o animal silvestre no galho de uma árvore.
Os bombeiros tiveram que utilizar uma roupa de aproximação completa, para evitar o contato físico com o ouriço. Após a captura, eles o colocaram em uma caixa para transporte de animais.
Na sequência, os militares soltaram o bicho em seu habitat natural, longe da área urbana, para não oferecer riscos para pessoas e animais domésticos. Já o cachorro teve ferimentos no focinho com os espinhos.
A espécie
O biólogo Maurício Tavares, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), informou à equipe de reportagem do Litoral na Rede, que o nome correto do animal silvestre é ouriço-cacheiro.
“Nós não chamamos de porco espinho porque são de outros grupos de mamíferos. Tem na Europa, como aqueles bichinhos que nem o Sonic, do desenho. O nosso aqui [Brasil] é o ouriço-cacheiro. Ele não dispara os espinhos”, diz o biólogo.
Maurício Tavares explica que o ouriço-cacheiro têm pelos mais coloridos, alguns mais grossos que parecem plástico, ocos e pontuados. “É uma maneira de defesa do animal”, explica.
Segundo o pesquisador, a espécie herbívoro normalmente fica nos topos das árvores. Para se deslocar, entre uma árvore a outra, o animal desce para o solo.
“Quando um outro animal tenta atacá-lo, o ouriço-cacheiro fica parado e se encolhe para se proteger. O que acontece? O animal que tentou atacá-lo acaba tocando nos espinhos, que saem facilmente do corpo do ouriço-cacheiro”, explicou.
O biólogo ressalta que o ouriço-cacheiro não costuma atacar animais e pessoas. A espécie se alimenta de flores, frutas e folhas.