A Festa de Iemanjá em Tramandaí reuniu mais de 20 mil pessoas na beira da praia da cidade, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo. Dezenas de terreiros de várias cidades do Rio Grande do Sul realizaram homenagens à orixá nas imediações do monumento, localizado próximo à orla, no bairro Zona Nova.
No fim da noite de sábado (1º), uma imagem de Iemanjá foi levada do Centro da cidade até a Plataforma Marítima. De lá, guarda-vidas a transportaram pela faixa de areia até o local das celebrações, onde chegaram nos primeiros minutos da madrugada deste domingo (02), sob fogos de artifício no céu.
A prefeitura disponibilizou 24 estruturas para os terreiros de religiosa afro-brasileira realizarem seus rituais. Ao longo da praia, outros religiosos e fieis também fizeram suas homenagens, acendendo velas ou lançando ao mar oferendas à orixá.
As pessoas agradeciam por conquistas e pediam proteção à Iemanjá. “[Esse momento] significa muito amor, muita paixão, não tenho nem palavras, só pra agradecer. Agradecer muito a mãe, pra dar bastante orientação pra gente, que ela é dona da cabeça, dos pensamentos, e agradecer bastante todos os anos”, disse à reportagem do Portal Litoral na Rede, a diarista Rosane Miglioni, de Porto Alegre, que todos participa da festa em Tramandaí.
As celebrações seguiram durante boa parte da madrugada. Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Povos de Matriz Africana e Terreiros de Tramandaí Pai Cleomar de Xangô, outras casas de umbanda e candomblé devem realizar mais atividades na beira da praia de Tramandaí alusivas ao Dia de Iemanjá até 8 de fevereiro.
“Essa 45ª edição da festa de Iemanjá de Tramandaí está sendo uma das melhores de todos os tempos. Não só as pessoas de matriz africana, os irmãos de matriz africana, mas também pessoas leigas, pessoas que têm a sua fé, mas não cultuam religião nenhuma, todos estão presentes”, destacou Pai Cleomar.
Apoio as manifestações religiosas
O prefeito de Tramandaí, Juarezinho Marques, o vice-prefeito, Claudiomir da Silva Pedro, e o secretário municipal de Turismo, Anderson Jesus André, e outras lideranças da cidade prestigiaram a 45ª Festa de Iemanjá. Em parceria com as instituições religiosas a prefeitura garantiu a estrutura da festa.
“Tramandaí sempre teve festas muito grandes, com o estado vindo pra Tramandaí, e hoje eu não tenho dúvida nenhuma de que é uma das maiores dos últimos tempos. E sempre falo no turismo religioso, que é uma forma de tu movimentar a cidade, e Tramandaí começa a ter esse olhar como a capital do turismo religioso, onde todos os credos estão procurando o executivo pra que a gente possa trazer grandes eventos religiosos aqui pra Tramandaí”, disse o prefeito à reportagem.
Já o vice-prefeito destacou a grande mobilização de diversos órgãos para garantir o sucesso do evento. “A gente tem um planejamento muito forte, com a Brigada Militar, com os bombeiros, com os guarda-vidas, com a nossa Guarda Municipal. Tudo [acontecendo] com muita tranquilidade, com muita segurança, e é isso que a gente quer”, avaliou Claudiomir.
“O tempo ajudou, Iemanjá já abençoou com um dia lindo e temos aqui mais de 20 casas de religião, povos de terreiro, na extensão da beira-mar, os dois lados do monumento. A festa está linda, é a prova de que cada vez mais a cidade recebe as pessoas e todas as suas manifestações religiosas”, afirmou o o secretário de Turismo.
Outras cidades
As homenagens à Iemanjá também ocorreu em outras cidades, com destaque para Cidreira, onde milhares de pessoas participaram da procissão entre a Concha Acústica e imagem da orixá e na beira da praia do município.