Um registro não muito comum vem chamando a atenção na internet nos últimos dias. Uma foto tirada por um morador de Montenegro, no Vale do Caí, mostrou nuvens de diferentes cores sobre a cidade gaúcha, formando um efeito semelhante a tentáculos coloridos.
A fotografia teria sido feita no primeiro dia de 2025. Foi o que contou à reportagem do portal Litoral na Rede o analista de sistemas Filipe Serena, responsável por obter o registro curioso.
“No dia 03 [sexta-feira passada] eu fui atender uma cliente. Mostrei uma imagem que fiz de raios durante a noite. Ela elogiou e me disse que tinha outra muito mais interessante. Quando me mostrou eu achei que fosse fake”, revela.
Filipe disse que viu outras imagens semelhantes e ficou curioso sobre o tema. Questionou a autora da foto e ouviu que o registro foi feito durante um banho de piscina. O marido da cliente de Filipe foi quem capturou a imagem com um celular.
“Pedi que ela me enviasse para publicar no Instagram. Eles autorizaram, eu postei e logo começou a espalhar”, complementa o analista de sistemas.
Explicação técnica
O fenômeno, que não é raro, mas pouco observado pelas pessoas, é chamado tecnicamente de nuvens iridescentes, e ocorre quando a luz do sol é difratada por pequenas partículas de água ou cristais de gelo nas nuvens. A luz sofre uma difração nos cristais e se espalha em diversas cores, como em um arco-íris.
A meteorologista do portal Litoral na Rede, Ludmila Pochmann, explica que o efeito é o mesmo produzido na formação de arco-íris nos dias em que sol e chuva “se misturam”.
“É um efeito luminescente. Refração da luz nas gotículas de água da nuvem. Ele conseguiu tirar a foto num ângulo em que esse efeito estava muito aparente”, explica Ludmila. “Uma foto no lugar certo, no momento certo”, conclui Ludmila.