por Talis Ramon
O ano de 2025 começou com uma dupla missão para um dos 13 vereadores eleitos em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Victor Ilha, do União Brasil, assumiu como secretário de Saúde de Cidreira, cidade vizinha à Capital das Praias.
Em conversa com o portal Litoral na Rede, Ilha revelou que o convite para comandar a Saúde de Cidreira foi algo que exigiu bastante reflexão.
“Passei dias estudando de que forma poderia ser realizado. Mas sempre com a certeza que vou somar para ambas as cidades, como vereador e secretário”, destacou.
Ligação com Cidreira
Embora resida em Tramandaí há 11 anos, Victor Ilha tem uma forte conexão com Cidreira. Ele iniciou sua carreira na saúde pública no município, onde atuou no período de 2006 a 2010. Além disso, mantém laços familiares e comerciais na cidade. “Minha família possui imóveis e comércio nos dois municípios. Então, o trânsito entre eles já é uma rotina diária”, explicou Ilha, que é formado em Gestão e atualmente cursa Administração Pública.
Segundo o vereador, a decisão de aceitar o convite do prefeito eleito Beto do Litoral (PODE) para assumir o cargo de secretário foi impulsionada pelos relatos de familiares e amigos sobre as dificuldades enfrentadas no sistema de saúde de Cidreira.
“O que mais pesou foi as queixas dos meus familiares e amigos sobre um sistema falho. E o desafio de construir uma saúde pública de qualidade para todos”, afirmou o ex-chefe da Vigilância Sanitária de Tramandaí – e vereador eleito da cidade com 413 votos no último pleito.
Conciliando dois cargos
A acumulação da função de vereador com a de secretário em diferentes cidades – permitida pela Constituição Federal – é um grande desafio, mas Ilha acredita ser possível. Ele afirma ter montado dois grupos de trabalho para auxiliá-lo, tanto em Tramandaí quanto em Cidreira.
“São equipes competentes e determinadas a, junto comigo, trabalhar em busca de mudanças significativas”, resumiu.
Mesmo com a missão de tocar uma das pastas mais importantes do novo governo de Cidreira, o vereador de Tramandaí garante que não deixará de cumprir suas obrigações no Legislativo.
“Já estou me reunindo com grupos e lideranças, vou trabalhar o proposto. Assim como já tracei um plano de trabalho para a Secretaria de Saúde de Cidreira. Serão anos de muito trabalho, mas minha trajetória foi sempre pautada em trabalho, dedicação e compromisso”, enfatizou.
Novos desafios em 2025
Com uma missão dupla pela frente, Ilha rechaça a possibilidade de não conseguir conciliar as duas funções. E ressalta que a dedicação e o planejamento farão a diferença. Para ele, o desafio é uma oportunidade de superar expectativas e gerar impactos positivos na saúde pública.
“Como disse Jean Cocteau: ‘Não sabendo que era impossível, foi lá e fez’. Tenho certeza que alcançaremos grandes resultados”, concluiu.