Prestes a deixar o cargo, o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto (PP), apresentou nesta segunda-feira (23) o balanço da sua gestão. Em reunião com a imprensa, apontou conquistas em áreas como educação, infraestrutura, segurança e turismo, mas também afirmou que não foi possível fazer tudo o que gostaria durante os oito anos que administrou o segundo maior município do Litoral Norte.
Gauto destacou investimentos realizados em diversas áreas ao logo dos seus dois mandatos. Lembrou, por exemplo, a revitalização do calçadão da Avenida Beira-Mar, no primeiro mandato, e também a ciclofaixa e as praças às margens do Rio Tramandaí, na atual administração.
Avaliou a educação em sua gestão como um dos principais legados para o município. Também apontou investimento na área de segurança, com a Guarda Municipal e o sistema de videomonitoramento, e na infraestrutura, com a construção de novas praças e pavimentação de 120 vias da cidade.
Gauto disse que sua administração teve foco na gestão dos recursos públicos, com esforço para aumentar a arrecadação e ampliar investimentos. “Muitas vezes a gente acaba não atingindo [todos os objetivos] porque os recursos disponibilizados não são o suficiente”, apontou.
O prefeito admitiu a vontade de ter feito mais obras de infraestrutura viária, mas acredita que realizou o que foi possível dentro da capacidade financeira do município. “A gente gostaria de ter investido muito mais em recursos em asfalto na cidade. Eu queria ter deixado a cidade com mais vias asfaltadas, mais ruas com calçamento. Essa foi uma grande frustração, embora eu seja o prefeito que conseguiu fazer asfalto em todos os bairros da cidade”.
Sucessão
O encontro reuniu também o prefeito eleito de Tramandaí, Juarez Marques, e o vice Claudiomir da Silva Pedro. Gauto avaliou que a aliança entre MDB e PP garante a continuidade de avanços para a cidade. “Tenho certeza que com o prefeito Juarez e o vice Claudiomir a cidade vai continuar se desenvolvendo”, afirmou o atual prefeito.
Agradecimento
Despedindo-se da função, Gauto ainda agradeceu à sua equipe e a todos os servidores. “Eu tenho uma eterna gratidão por todos os secretários, todas as pessoas que se envolveram comigo durante esses anos. Foram nossos servidores abnegados, e eu levo daqui, com certeza, esse registro na minha memória por tudo que fizeram em prol da nossa cidade”.
Destaques do balanço da gestão do prefeito Luiz Carlos Gauto
Educação
- Reforma e ampliação das 11 escolas de Ensino Fundamental
- Inauguração do novo prédio da Escola Cândido Osório da Rosa
- Convênio com seis escolas de Educação Infantil para ampliar oferta junto com sete escolas próprias
- Melhoria dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS)
Frota
- 90 veículos adquiridos, entre automóveis, ambulâncias, ônibus escolares e maquinários
Iluminação pública
- Substituição de 2,5 mil lâmpadas por novas de LED
Segurança
- Sede própria da Guarda Municipal de Tramandaí
- Qualificação para os guardas atuarem armados e aquisição de 8 viaturas
- Central de monitoramento com 34 câmeras espalhadas em pontos estratégicos e contratação de mais cinco câmeras que ainda serão instaladas
Saúde
- R$ 35 milhões investidos em 2023
- Mais de 35 mil atendimentos por mês em 11 unidades
- Investimento de 24% do orçamento em 2024, 9% a mais que o mínimo obrigatório
Turismo
- Maior edição da Festa Nacional do Peixe em 2023
- Investimento no Centro Municipal de Eventos, como Praça Pôr do Sol, Trapiche da Lagoa do Armazém e novo pavilhão, com obras em fase final
Regularização fundiária
- Entrega de títulos de propriedade para 2.773 famílias que viviam em áreas irregulares nos bairros Parques do Presidentes, Portelinha, La Barra, São José, Litoral e Recanto da Lagoa
Asfalto
- 120 vias recuperadas nos dois mandatos
- 67 das ruas e avenida pavimentadas entre novembro de 2023 e dezembro de 2024, com financiamento de R$ 25 milhões da Caixa Econômica Federal, que também garantiu a construção da Praça dos Botos e da Praça David Canabarro, às margens do Rio Tramandaí.