90% da Lagoa do Peixe secou e safra do camarão está perdida; Mostardas decreta emergência

“Os prejuízos são incalculáveis", diz prefeito do município, que também tem perdas na agricultura e na pecuária

Compartilhe

Lagoa do Peixe. Foto: Prefeitura de Mostardas

O prefeito de Mostardas, Moises Pedone, decretou Situação de Emergência no município devido à estiagem que está castigando os pescadores, agricultores e pecuaristas. O documento foi publicado e encaminhado para o Governo do estado, nessa quinta-feira (15).

Cabe ao governo, junto com a Defesa Civil do estado, analisar o documento e decidir se reconhecem a situação de anormalidade apresentada pela prefeitura. Se for homologado, o município passará a receber ajuda e recursos para minimizar as consequências da estiagem.

Ao Litoral na Rede, Moises Pedone, informou que a situação de maior impacto é em relação aos pescadores. “Estamos com 90% da Lagoa do Peixe seca e mais um ano da safra do camarão, entre outros crustáceos, foi perdida”, lamentou o prefeito que lembra que este é o segundo ano consecutivo, que a água da lagoa secou.

Além dos pescadores, a estiagem também afeta a vida de agricultores e pecuaristas. Em Mostardas, entre outras culturas, plantações de milho foram perdidas e o gado perde peso. O prefeito relata que já foram implantados 37 açudes nas comunidades rurais. Ele diz também, que outra questão que está causando apreensão é referente as lavouras orizícolas (plantação de arroz), devido ao sal presente na Lagoa dos Patos, pois a água é utilizada para irrigação das plantações.

“Os prejuízos são incalculáveis, pois a cada dia eles aumentam. Na pesca são mais de 1,8 toneladas de frutos do mar que deixam de serem vendidos e fomentar a única renda ao pescador tradicional. Pedimos ajuda nesse primeiro momento, cestas básicas para garantir alimentos as famílias”, explicou.

Moises Pedone diz também que uma linha de crédito com uma carência de dois anos, no valor de R$ 10 mil reais a cada família, está sendo pleiteada. “Esse dinheiro permite que essas famílias custeiam outros itens básicos do seu dia a dia, como pagamento de conta de luz, botijão de gás, roupas e similares”, concluiu.

160223 MOSTARDAS LAGOA DO PEIXE ESTIAGEM SECA 4
Lagoa do Peixe. Foto: Prefeitura de Mostardas
160223 MOSTARDAS LAGOA DO PEIXE ESTIAGEM SECA 2
Lagoa do Peixe. Foto: Prefeitura de Mostardas
160223 MOSTARDAS LAGOA DO PEIXE ESTIAGEM SECA 3
Lagoa do Peixe. Foto: Prefeitura de Mostardas

Compartilhe

Postagens Relacionadas