6 em cada 10 crianças de Osório não estão vacinadas contra a gripe

Equipe da Secretaria da Saúde visita escolas para tentar reverter baixa proteção contra o vírus influenza

Compartilhe

Vacinação contra a gripe e realizada em escolas de Osório. Foto: PMO

Apenas 41,37% das crianças de 6 meses a 5 anos de idade tomaram a vacina da gripe em Osório. O percentual de vacinação neste público prioritário é menos da metade da meta estabelecida, que é de 90%. A Secretaria da Saúde está mobilizada para tentar reverter esse quadro.

A equipe de vacinação está visitando as escolas para aplicação das doses. Segundo dados da Secretaria, entre maio e junho, quatro crianças residentes em Osório necessitaram de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em virtude de quadros de síndrome respiratória aguda, que podem ocorrer entre crianças não vacinadas.

Mesmo com as visitas às escolas, alguns pais ainda resistem em autorizar a imunização de seus filhos. “Nas escolas em que já fizemos campanha, tínhamos um quantitativo a vacinar de 1.120, mas tivemos a adesão de apenas 144 crianças. Ainda temos previsto, conforme a quantidade de crianças nas escolas, um total de 508 a serem vacinadas”, relatou a responsável pelo setor de epidemiologia e imunizações da Secretaria, Sabrina Kobus.

Ela alerta que a aplicação da vacina é anual devido às constantes mutações do vírus influenza, o que exige atualização para garantir a eficácia. “A vacina contra a gripe é fundamental, principalmente para idosos e crianças, porque ajuda a proteger contra complicações graves, como pneumonia, e reduz o número de hospitalizações e mortes”, destacou.

Escolas que ainda serão visitadas

  • Bairro Sulbrasileiro – Pingo de Gente e Osvaldo Amaral

  • Palmital – Cordeiro de Farias

  • Centro – Criança Feliz, Algodão Doce, Marquês de Herval e Sementinha

  • Arroio das Pedras – Tuiuti e Escola Professora Cristina

Compartilhe

Postagens Relacionadas