O 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT) comemorou na manhã da terça-feira (11) os seus 14 anos de criação. A solenidade ocorreu na sede do 2º BPAT, em Capão da Canoa. Os convidados, entre militares e civis, foram recepcionados pelos comandantes do CRPO Litoral, coronel Paulo Ricardo Garcia da Silveira, e do 2º BPAT, tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel.
O comandante do 2º BPAT destaca-se que em 2018 o Batalhão atendeu 15 mil ocorrências na sua área de atuação, que abrange 13 municípios. “São inúmeras atividades operacionais, sempre alinhadas com o Plano Tático Operacional da Brigada Militar, nos seus quatro eixos: prevenção, visibilidade, repressão qualificada e integração. Primamos pelas visitas comunitárias a residências, reforçando a filosofia do policiamento comunitário, totalizando 2.600 visitas”, afirmou o oficial
O tenente-coronel Burgel infomou ainda que as patrulhas escolares realizaram mais de 1.900 visitas nas escolas da região. Já o Proerd, somente em 2018, atingiu mais de 1.500 crianças.
Na solenidade, foram agraciados policiais militares e autoridades civis pela colaboração prestada durante este ano. Os policiais militares homenageados foram os soldados Marcelo dos Santos Pereira, Carla Thaís dos Santos da Silva e Adailton Juliano da Silva; os sargentos Leandro da Silva Martins, Lione Domingues de Oliveira, Renato Barreiros da Silva, Darci Fabiano Cardoso e Darlan Pereira Rosa.
Já os civis que receberam homenagem foram o promotor de Justiça de Torres, Vinicius de Melo Lima; o presidente do GAP, Augusto César Smaniotto; o presidente do Consepro-Zona Sul de Tramandaí, Carlos Roberto Cirne Garcia; e o servidor civil do 2º BPAT Roger Cardoso.
Prestigiaram o evento os prefeitos de Capão da Canoa, Xangri-lá, Terra de Areia, Arroio do Sal, Tramandaí e Imbé, entre outras autoridades, além de oficiais e praças do 2º BPAT.
A Banda Marcial da Escola Municipal Jorge Dariva foi a responsável pela apresentação musical que envolveu a solenidade.
O Batalhão atua nos municípios de Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa, Arroio do Sal, Torres, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Mampituba, Morrinhos do Sul, Dom Pedro de Alcântara e Itati.