Mesmo coma chegada de um nova remessa da vacina CoronaVac ao Litoral norte, nesta segunda-feira (10), ainda faltarão cerca de 15 mil doses para a segunda aplicação do imunizante na região. O número foi apurado pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e leva em conta as pessoas que estão com a segunda dose atrasada ou prevista para esta semana.
A coordenadora da 18ª CRS, Janete Ferri Teixeira, informou ao Litoral na Rede que há expectativa de que novos lotes da CoronaVac sejam entregues pelo Instituto Butantan nos próximos dias. “Com essas novas remessas se confirmando, acredito que poderemos atender a maioria das pessoas que aguardam pela segunda dose na região”, disse Janete.
Em 19 de fevereiro, o então ministro da Saúde Eduardo Pazuello, orientou aos estados e municípios que não guardassem vacinas para aplicação da segunda dose e utilizassem todo o estoque para a ampliação do público a receber a primeira dose.
Como houve atraso no envio de matéria prima da China para a produção do imunizante no Brasil, há falta da vacina CoronaVac para a segunda dose. A orientação do fabricante é que o intervalo entre as duas injeções seja de 14 a 28 dias.
O atual ministro, Marcelo Queiroga, mudou a orientação e determinou o armazenamento de lotes da vacina AstraZeneca, da semana passada, para garantir a segunda aplicação.
Nova remessa
O Litoral Norte do Rio Grande do Sul recebe nesta segunda-feira (10), 2.270 doses da CornaVac. A 18ª CRS prevê distribuir os imunizantes aos municípios durante a tarde.
Tramandaí receberá 280 e Capão da Canoa 260. Para Santo Antônio e Torres são 240 doses. Osório e Imbé ficam com 160 cada. Os demais municípios também receberão mais doses, mas em quantidades menores.
Veja a tabela completa
Leia mais notícias do Litoral Norte.
Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.