A Secretaria Municipal da Saúde de Tramandaí confirmou ao Litoral na Rede a primeira morte por gripe A no município em 2018. É também o primeiro óbito provocado pela doença neste ano no Litoral Norte. Um homem de 41 anos faleceu na semana passada no Hospital da cidade. A confirmação da infecção pela Gripe A ocorreu somente nesta semana.
De acordo com o secretário da Saúde de Tramandaí, Luciano Saltiel, o paciente, que não integrava os grupos prioritários para vacinação estabelecidos pelo Ministério da Saúde, não havia se vacinado. O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde ainda não traz a informação do óbito, mas aponta outros quatro casos de gripe na região em 2018. Um em Capão da Canoa, um em Torres e dois em Tramandaí.
As outras pessoas infectadas em Tramandaí são duas gestantes que estão internadas no Hospital do Município. Uma das mulheres ainda está na Unidade de Tratamento Intensivo. Até o dia 07 de julho, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde havia confirmado 193 casos de Influenza em todo o Rio Grande do Sul e 14 mortes.
O secretário Luciano Saltiel salientou que a campanha de vacinação já terminou e não há mais doses disponíveis. “Não há uma endemia de gripe no município e no Estado”, afirmou. Ele recomenda que as pessoas sigam adotando cuidados básicos para evitar a contaminação pelos vírus Influenza.
Algumas ações simples, como arejar os ambientes e lavar as mãos com frequência e usar álcool gel, podem prevenir a contaminação. Outra recomendação é sempre tapar a boca e o nariz ao tossir e espirrar para não transmitir a doença para outras pessoas.