Os Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal resgataram um cachorro que ficou dentro do encanamento subterrâneo para escoamento da água da chuva, na tarde desde sábado (29), no Centro da cidade. O chamado foi por volta das 13h30 e a informação era de que o cão estava dentro de um bueiro.
Mas logo que chegou ao local, a equipe percebeu que o resgate seria mais complicado do que o previsto. O cão estava dentro do cano, a aproximadamente cinco metros do acesso pelo bueiro. “Nós não conseguíamos acessar, porque esse cano tinha muito barro, sujeira, sacolas”, contou, ao Litoral na Rede, o coordenador e presidente do Serviço Auxiliar de Bombeiro (Scab) do município, Daniel Schalemberger.
Conforme ele, o local onde o cachorro estava trancado fica em uma área particular, nos fundos do supermercado Leve Mais. Por isso, foi preciso pedir autorização ao gerente do estabelecimento para quebrar o piso e salvar o animal. “Nós precisamos quebrar aproximadamente 12 centímetros de piso e depois o cano, por isso demorou um pouco mais”, relatou Daniel.
O bombeiro voluntário lembrou que, inicialmente, o cachorro estava bem acuado, mas que logo depois começou a se movimentar e chorar durante ação da equipe, como se estivesse pedindo ajuda. “Quando nós o tiramos, ele não teve nenhuma reação, não mordeu ninguém, queria mesmo ser ajudado”, relatou.
Veja o vídeo do resgate
Segundo Daniel, o cachorro seria de rua e vivia pela região, conforme relatos de funcionários do supermercado onde ocorreu o resgate. Ele estava com um ferimento em uma das orelhas. “Não sei quanto tempo ele estava dentro daquele duto. Demos água, demos comida e acredito que vai ficar tudo bem”, concluiu.
Veja a galeria de fotos do resgate
Os Bombeiros Voluntários entregaram o cão para o serviço de zoonoses da Prefeitura e o animal seria encaminhado para avaliação com médico veterinário.